O Botox, cujo nome científico é toxina botulínica, é uma substância derivada de uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Ele é utilizado para fins estéticos como uma forma de tratamento para reduzir temporariamente as rugas e linhas de expressão na face. O Botox age bloqueando os sinais nervosos que causam a contração muscular excessiva. Isso suaviza temporariamente as rugas e proporciona uma aparência mais relaxada e jovem.
O Botox é frequentemente usado para tratar as rugas da testa (linhas de expressão), os pés de galinha ao redor dos olhos e as linhas entre as sobrancelhas (rugas da glabela). Também pode ser aplicado em outras áreas, como para levantar a ponta do nariz, tratar o sorriso gengival, contorno do rosto e pescoço e tratamento da hiperhidrose nas axilas, mãos e pés. Os resultados do tratamento com Botox geralmente duram de três a seis meses, após os quais o efeito começa a diminuir gradualmente.
Efeitos colaterais não são comuns, podendo ocorrer eventualmente pequenos hematomas no local da injeção e dor leve. Em casos raros, podem ocorrer efeitos adversos como ptose palpebral (queda da pálpebra), assimetria facial ou reações alérgicas. Após receber uma injeção de Botox, é recomendado evitar esfregar ou massagear a área tratada, bem como exercícios intensos nas primeiras 24 horas. É importante não deitar imediatamente após o tratamento e seguir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde para garantir melhores resultados e minimizar o risco de complicações.